terça-feira, 6 de julho de 2010

Festas alternativas fazem sucesso entre públicos heterogêneos


Casas noturnas e espaços de eventos se rendem as festas alternativas, Voyage e Gambiarra são opções diferenciadas da noite paulistana

Por Caroline Rocha, Julho de 2010.

A diversidade da noite paulista faz a cena cultural da cidade ser uma das mais importantes do Brasil. Desde 2007, as baladas com decoração sofisticada e som puramente eletrônico já não fazem a cabeça dos freqüentadores da noite. As festas organizadas por grupos de jovens empreendedores atraem novos públicos. Duas dessas festas Voyage e Gambiarra já são sinônimas de sucesso na cena paulistana. 

A Voyage começou em 2007 com a união de três amigos universitários que queriam trazer estilos de música que na época eram pouco explorados no Brasil, como o Nujazz, a Lounge Music e também sons mais de pista, a House Music. As primeiras edições foram feitas na Galeria Triad3, uma galeria de street art que tinha suas paredes renovadas por artistas conhecidos como Bugre e Feik, grafiteiros de São Paulo e da Europa. Assim formataram o estilo (arte + música) e logo migraram para o bar e restaurante Puri, nos Jardins. Depois residiram por dois anos na Livraria da Esquina na Barra Funda. Lá conquistaram seu público e o reconhecimento da mídia especializada e de colunas do site da Erika Palomino, Guia de São Paulo e do Estadão.  O fotógrafo Guilherme Gomes freqüentador assíduo da festa, diz “A grande diferença da Voyage para uma balada normal é a qualidade dos sets que os DJ's elaboram sempre com novidades. Boas misturas de Nujazz, Grooves, Funky, Deep House. Não é em qualquer lugar que se encontra esse tipo de música.”

 
Festa Voyage na Livraria da Esquina – por Guilherme Gomes

Atualmente, a Voyage leva a sua mistura para o Vegas, na Augusta e para o clube Hot Hot, no centro. Além disso, expandiu para outras cidades e estados com edições em Maringá - PR, Nova Odessa – SP e datas marcadas para Campo Grande e Rio de Janeiro. “Como estamos agenciando DJs nacionais e internacionais de grande porte precisamos de clubes com estrutura mais profissional, além de um staff mais bem preparado para públicos maiores”, diz Gustavo Miranda um dos idealizadores da festa Voyage e atualmente sócio da produtora de eventos e agência de DJs a Voyage INC.

No outro extremo a festa Gambiarra que foi criada por um grupo de seis amigos envolvidos com teatro em março de 2008. A idéia era reunir a classe artística aos domingos, lugar para descontração e reunir amigos. Em dois meses eram 700 freqüentadores e hoje além de ser itinerante recebe cerca de 2 mil pessoas por evento. As noites são embaladas principalmente por música brasileira moderna e dançante, característica fundamental da festa. E também uma pista alternativa, onde se toca rock e eletrônico. Famosos como Fernanda Paes Leme e Pedro Neschling já alegraram as pick ups como Djs convidados. 


A decoração segue um único padrão: ser irreverente, fazendo gambiarra.  “Não fazemos grandes projetos, brincamos com a própria idéia da decoração. Enquanto algumas casas de São Paulo caminham no sentido do luxo, a Gambiarra continua indo para brincadeira e assim vai ser sempre”, diz Alex Gruli  sócio e produtor da festa.  Além disso, é oferecida para os viciados da Gambiarra uma carteirinha (Clube de Vantagens), na qual o associado paga meia entrada e ganha brindes como camisetas e outros acessórios relativos à festa.

                                Festa Gambiarra na The Week – por Caroline Rocha

A celebração começou no Hotel Cambridge em São Paulo e hoje acontece todos os domingos no Open bar em Pinheiros e em alguns dias da semana na badalada The Week, na Lapa, além de ter edições no Varanda do Vivo Rio – RJ.  “Na Gambiarra pude encontrar amigos artistas fora de um ambiente propriamente teatral. Foi bom dançar ao som de músicas alternativas com pessoas interessantes em clima de festa”, diz Suelen Santana atriz de teatro.
Contatos:

2 comentários:

  1. Carol,
    o seu post está ótimo!
    Apenas para observar, a palavra "sinonima/s" é um adjetivo masculino invariável, sempre usado assim mesmo com substantivos do gênero feminino, como ´festas´.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria Carol, apareça agora né : ) Bjos!

    ResponderExcluir