sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Exposição do artista Keith Haring na Caixa Cultural SP

 Por Caroline Rocha, agosto 2010.
A CAIXA Cultural São Paulo está com a exposição "Keith Haring - Selected Works", que traz um pouco da força criativa e apresenta em torno de 94 obras - dentre gravuras, litografias, fotografias, vídeos, artigos pessoais e alguns desenhos inéditos. Uma seleção de peças que recorda os 20 anos da morte do artista "Keith Haring" e, por muitas vezes, sua relação com o Brasil. Seu trabalho é facilmente reconhecido pelas linhas grossas, cores vibrantes e figuras características.  

Foto: Reprodução

Keith Haring nasceu em 4 de maiode 1958, em Reading, Pensilvânia e desenvolveu uma paixão ainda muito jovem por desenhar, aprendendo algumas técnicas com seu pai e com a cultura popular de sua época, como Dr. Seuss e Walt Disney. 

De 1976 até 1978 estudou design gráfico numa escola de arte em Pittsburgh. Antes de acabar o curso, transfere-se para Nova Iorque, onde começou a ganhar notoriedade ao desenhar a giz nas estações de mêtro de Nova Iorque. Lá, também, ficou amigo de outros artistas como Kenny Scharf e Jean Michel Basquiat, assim como músicos, artistas performáticos e grafiteiros.

Na década de 80, Haring atingiu reconhecimento internacional e participou de numerosas exposições solo e coletivas.

Em 1988, declarou à revista Rolling Stone ser portador do vírus HIV. Em seguida, criou a Keith Haring Foundation, em favor das crianças vítimas da AIDS. Executou a sua última obra pública em 1989, perto da igreja de Sant'Antonio Abate, em Pisa, Itália,  o grande mural intitulado Tuttomondo, dedicado à paz universal. 

No dia 16 de fevereiro de 1990, aos 31 anos de idade, falece vítima de complicações decorridas da AIDS, tendo sido um forte activista contra a doença, que abordou mais que uma vez em suas pinturas. Os conceitos universais de nascimento, morte, amor, sexo e guerra, usando um contorno predominante e mensagens diretas, se tornaram a linguagem visual do século 20 universalmente reconhecida.

Onde:
CAIXA Cultural São Paulo
31/07/2010 a 05/09/2010
Av. Paulista, 2083 - Terça a Sábado das 9h às 21h. Domingos e Feriados das 10h às 21h.
Tel. (11) 3321-4400 / www.caixa.gov.br/caixacultural
Entrada: Franca

Ps: Eu já conferi a exposição e recomendo! Uma exposição muito acessível e democrática, vale a pena conferir.

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog =D
    Visite e comente: http://brisandrade.blogspot.com/
    =**

    ResponderExcluir
  2. a exposição foi realmente maravilhosa! Conseguiram fazer a exposição tão acessível quanto ele quiz que suar arte o fosse!

    ResponderExcluir